sábado, 15 de outubro de 2011

A Voz do Provocador, Abujamra




















Espetáculo: A VOZ DO PROVOCADOR
ABUJAMRA
Quinta, 20/10 às 20h


 
 
SINOPSE
Antônio Abujamra estreou como ator há mais de cinquenta anos, fez novelas de sucesso, conquistou o público com suas personagens e faz, há mais dez anos, o programa de entrevistas Provocações na TV Cultura. Nesse programa, explora o raciocínio rápido, a inteligência sagaz, além da sólida erudição que cultivou nessa longa trajetória pelo teatro.
Das muitas entrevistas que conduziu, selecionou  algumas, juntou  com fatos de sua vida para criar o espetáculo multimídia A Voz do Provocador, monólogo escrito, dirigido e interpretado por ele mesmo.
Com sua experiência na arte teatral, atuando em diferentes posições, pode assumir o papel de escritor, diretor e intérprete com exímia segurança. Realizar no palco o que sentiu ao escrever e, conduzir a platéia  à emoção final
O objetivo é mostrar que a vida deve ser provocada a  todo  momento; que a platéia movimente suas idéias e sua mente perguntando, interagindo e   provocando-o também, sobre qualquer assunto, sem permanecer apenas como espectador , assistindo.   
Sem dúvida um grande desafio, porém não para Abujamra que além da experiência teatral, busca em diversas fontes e diferentes temas, matéria prima para o seu fazer. Além da sua experiência na profissão, pesquisou: textos de poetas como Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, Hilda Hilst e escritos do psiquiatra Jacques Lacan e de Sigmund Freud, pai da psicanálise; utiliza também textos de Patrícia Melo e André Sant’Anna; filmes clássicos, na televisão e na Internet.    
A Narrativa do A Voz do Provocador traz os elementos que caracterizam a maneira como Abujamra trata a linguagem teatral, o humor e a provocação presentes, por exemplo, ao contar o sucesso de sua personagem Ravengar da novela de TV Que rei sou eu, ele busca no imaginário o sentido do sucesso, será apenas fama e fortuna? Ele titubeando se pergunta: por que não? Buscando responder ao convite de um agente de Hollywood para um teste num filme americano, Abujamra trabalha com a fantasia desse sucesso, namorar com as estrelas de cinema, ganhar muito dinheiro, e se pergunta novamente: por que não? Também provoca a platéia ao apresentar em vídeo um pequeno trecho do discurso do senador Cristovam Buarque proferido nos Estados Unidos a propósito da soberania brasileira sobre a floresta e o território da Amazônia e aí tece vários comentários que põem a todos da platéia encurralados nas poltronas do teatro.
É um espetáculo sem preconceitos, que por meio da tragédia, da comédia e do humor corrosivo aborda temas insólitos de forma inteligente e mordaz,  tentando compreender o que é ser brasileiro.
Sem dúvida, esse contato tão próximo entre o artista, personalidade marcante da cultura brasileira, e seu público provocará um debate de grande atualidade e contribuição para o desenvolvimento cultural.

Algumas informações sobre Antonio Abujamra:
Já passaram por sua direção atores como:Antonio Fagundes, Paulo Goulart, Denise Stoklos, Nicete Bruno, Juca de Oliveira, Ana Paula Arósio, Cláudia Jimenez, Beth Goulart, Cláudia Abreu, Marcos Palmeira, Irene Ravache, Cacilda Becker, Glauber Rocha, Carlos Vereza, Tereza Raquel, Ary Toledo, Lutero Luiz, João José Pompeu, Laura Cardoso, Stênio Garcia, Silvio de Abreu, Sérgio Mamberti, Ruth Escobar, Etty Fraser, Cleyde Yáconis, Antonio Grassi, Otávio Augusto, Rgina Duarte, Marília Pera, Eva Wilma, Gianfrancesco Guarnieri, Luiz Gustavo, Tássia Camargo, Ioná Magalhães, Denis Carvalho, entre tantos outros.

Como ator, Antonio Abujamra passou pelos três meios, recebendo Prêmio de Melhor Ator de Teatro com “O Contra baixo”,  de Patrick  Suskind, 1987/1995, Prêmio KIKITO de Melhor Ator de TV em Gramado pelo filme “Festa”, de Ugo Giorgetti e, Prêmio de Melhor Ator de TV por sua participação como Havengar na novela “Que Rei Sou Eu?” de Cassiano Gabus Mendes, TV Globo.
É locutor profissional de comerciais para TV e Rádio, além de fazer teleconferências e ministrar cursos e aulas-espetáculo por todo o País e Np exterior,

Em 1998 participou como o único latino – americano convidado como jurado do Festival Mundial de Televisão em Monte Carlo.
Fora do Brasil, Abujamra trabalhou com Roger Planchon e Jean Villar em Paris e passou uma boa temporada no “Berliner Ensemble” de Bertold Brecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário